segunda-feira, 11 de abril de 2011

Minuto de Segurança

É necessário ter atenção re-dobrada quando CHOVE…

Pois...
Ø Preste atenção onde pisa e use botina com solado antiderrapante;
Ø  As escadas merecem maior atenção em subidas ou descidas;
Ø  As áreas energizadas ficam mais preocupantes, pois água não combina com energia;
Ø Deve-se usar botas de borrachas em trabalho com remoção de material;
Ø Cuidado com o Foco na DENGUE;
Ø Use a capa de chuva;
Ø MINA - Pista, curvas, descidas e subidas ficam escorregadias, deve ter mais atenção;
Ø É proibido trabalhar em atividades em altura em tempo de chuvoso, espere a chuva passar e realize o serviço com segurança;
Ø Use o Direito de Recusa, quando observado risco em sua Analise Pessoal na APR (Analise Preliminar de Risco).
A bola da VEZ!!!!!!

Ordem, Arrumação e Limpeza fazem parte de nossas atribuições, seja qual for a nossa atribuição ou profissão.

Todos nós, todos os dias geramos uma série de resíduos, papéis, copos plásticos, latas de refrigerante, restos de lanche, etc. Esses resíduos devem ser adequadamente separados de acordo com o programa de coleta seletiva.

Planeje seu trabalho de forma a minimizar o desperdício e a geração de rejeitos e garantir a ordem e a arrumação da área.

Após concluir uma tarefa, aja com responsabilidade, revise o local de trabalho, recolha todas as ferramentas e proceda a limpeza da área, deixando-a da forma que recebeu do almoxarifado.

Mantenha a arrumação e a limpeza da área sob sua responsabilidade, deixe as passagens sempre livres e desimpedidas e nunca obstrua os acessos aos equipamentos de emergência (extintores, abrigos de mangueiras, macas, etc.).

Ao armazenar materiais e peças, mesmo que seja temporariamente, faça de forma planejada e organizada.

Cada um de nós, onde quer que estejamos, somos responsáveis pelo ambiente a nossa volta.

Para melhorarmos a nossa qualidade de vida é necessário assumirmos responsabilidades, para isso basta fazer o mínimo - não sujar e desorganizar o que está limpo e organizado. 

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência de acidentes e doenças nos locais de trabalho. Geralmente, adotam-se concepções simples e erradas para aquilo que causou os acidentes ou doenças, buscando-se, desta forma, o consolo para o ocorrido através da alegação de que foi coisa do destino, má sorte, obra do acaso, castigo de Deus.

Na verdade, todos os acidentes podem ser evitados se providências forem adotadas com antecedência e de maneira compromissada e responsável. “EX: Fazer diariamente APR.”

A maioria dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho ocorre, principalmente, por dois fatores:

Fator Pessoal
Ø  descumprimento de normas e procedimentos;
Ø  desconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho;
Ø  inexistência de orientação, ordem de serviço ou treinamento adequado;
Ø  falta de arrumação e limpeza;
Ø  utilização de drogas no ambiente de trabalho;
Ø  prática do improviso (jeitinho brasileiro) e pressa;

Fator de trabalho
Ø  inexistência de avisos, ou sinalização sonora ou visual sobre os riscos;
Ø  máquinas e equipamentos ultrapassados ou defeituosos;
Ø  ferramentas gastas ou inadequadas;
Ø  iluminação deficiente ou inexistente;
Ø  escadas, rampas e acessos sem proteção coletiva adequada;
Ø  instalações elétricas precárias ou defeituosas;
Ø  presença de ruídos, vibrações, calor ou frio excessivos;

“Não confie na sorte, destino ou acaso. Confie na segurança.”
 

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