segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como organizar uma SIPAT/ Modelo de camisa.




SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, constituí-se como uma das principais atribuições da CIPA dentro da empresa.
Obrigatória pela alínea O, item 5.16 da NR-5, Portaria MTE/DSST n° 8/99, ela deve ser feita uma vez ao ano, devendo ser considerada como uma Campanha de Segurança e tendo por finalidade a divulgação dos conhecimentos de Segurança e Saúde no Trabalho.
A SIPAT, deve ter como objetivo o desenvolvimento e a conscientização da importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras.
A legislação em vigor estabelece algumas regras, uma espécie de espinha dorsal da programação. Mas esta sistemática  não pode ser utilizada como um roteiro definitivo de quem está organizando sua SIPAT, como em toda atividade, o estímulo à participação é fundamental. Portanto, ao contrário de se estipular uma programação de atividades padronizadas, o melhor caminho é estimular a criatividade de quem será atingido pelo programa. A partir de uma motivação, a comissão encarregada de elaborar as atividades da SIPAT deve tentar encontrar o melhor caminho para que o evento atinja seus objetivos.
A empresa deve estar preocupada em despertar a criatividade, demonstrar que está disposta a aceitar propostas diferentes; Aí entram os profissionais da área de segurança, que podem servir como intermediários entre o que propõem os membros da comissão organizadora e a empresa.
Esta intermediação é importante para que a motivação não esbarre numa posição contrária de quem decide, por exemplo, a liberação de recursos para determinada atividade. A disposição da empresa e os recursos destinados à SIPAT devem ser conhecidos antes de se motivar os membros da comissão que a organiza, isto evita frustrações posteriores
Para se organizar uma SIPAT, e fazer com que seus objetivos sejam cumpridos, devem ser obedecidos alguns itens, seguem abaixo:
Considerada por alguns como apenas um problema a mais para ser resolvido dentro das atividades de uma empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode vir a se transformar numa importante alavanca de integração, além de auxiliar na redução dos riscos no trabalho. Hoje em dia as empresas têm encontrado soluções criativas para suas SIPATs, motivando com isto seus funcionários e reduzindo acidentes de trabalho.

Objetivos da SIPAT
Organização
Características
Resultados Esperados
Custos

Estes devem ser os primeiros itens a serem definidos no planejamento da SIPAT. Uma reunião que envolva a Diretoria, o SESMT e a CIPA, normalmente deve ser realizada, com o objetivo de estabelecer parâmetros para estes cinco itens, pois, acima de tudo, a SIPAT deve servir para a integração de todos os setores da empresa, no objetivo único de promover a segurança.
Em nossa legislação, apenas encontramos a obrigatoriedade de se realizar anualmente a SIPAT, não tendo porém, temas e assuntos que devam obrigatoriamente ser abordados, como no caso do treinamento da CIPA, que dispõe alguns itens na NR-5, que deixam claros os assuntos obrigatórios.

Assuntos para ser abordados numa SIPAT:
AIDS-DSTImportância da realização de exercícios físicos
AlcoolismoLER-DORT
Alimentação equilibradaMeio ambiente
Atividades em alturaMotivação no trabalho
Combate a incêndioPalestras
Concurso de frases e gincanaPrevenção
Conscientização de doação de sanguePrevenção de acidente
Doenças ocupacionaisPrimeiros socorros
DrogasSaúde bocal
Educação de transitoSegurança no lar
Ergonomia – postura no posto de trabalhoEstresse
Exames médicoTabagismo
Higiene pessoalTirar segunda via de documentos
Importância da ginástica laboralEntre outros temas
Obs.: Temas sugeridos.


Objetivos da SIPATEste é o item que mais deve merecer atenção quando estamos fazendo o planejamento de uma SIPAT, pois é através dele que iremos montar a programação da mesma. Neste quesito, devemos ter em mente qual a FUNÇÃO de uma SIPAT, e não podemos fazer um erro de interpretação de seu objetivo, como ocorre em muitas empresas, que somente colocam uma faixa na frente de seu portão principal e tornam aquela semana o único momento de prevenção de acidentes.
Nesse contexto, devemos sugerir como objetivo da SIPAT a segurança dos colaboradores voltado para a realidade da empresa. Pois toda SIPAT deve abordar temas que se voltem para os problemas que tenham sido identificados e que ainda estejam pendentes dentro da mesma.
Exemplo: Tratando-se de uma empresa onde ocorram muitos problemas com alcoolismo entre os funcionários, nada melhor que adotarmos como objetivo na SIPAT tratar da conscientização quanto ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, incentivando a recuperação e procura de tratamento aos já considerados dependentes.
Sabemos o quanto nosso exemplo pode ser vago, mas queremos ressaltar o quanto é importante que se adote um objetivo para a SIPAT, pois dessa maneira, será possível que depois dela, seja avaliado se o objeto foi atingido e, dessa maneira, poderemos começar um ciclo de melhorias sucessivas no evento em cada uma de suas edições.
Organização/Cronogramas
Após ser definido o tema (Deve sempre esta diretamente ligado ao objetivo principal da SIPAT), devem, preferencialmente participar das reuniões: DIRETORIA + SESMT + CIPA, para definir quem serão os encarregados de organizar os eventos da semana, já montando um pequeno cronograma de atividades e seus respectivos responsáveis.

Os dias e horários das reuniões devem ser fixos (toda 1ª segunda-feira de cada mês à 13h00, por exemplo)
Definir o tema para a SIPAT;
Definir os concursos a serem realizados;
Fazer um calendário para realização dos concursos;

Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela também seja bem planejada. Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:


Definir uma equipe ou uma comissão para organizar os eventos da SIPAT

Exemplos:
Presidente da CIPA
Vice-presidente da CIPA (representante dos empregados)
Engenheiro de segurança
Técnico de segurança
Médico do trabalho
Gerente de Recursos Humanos
Assistente social

Obs.: Esta comissão deverá ser formada com 30 dias de antecedência da SIPAT, reunindo-se no mínimo três vezes para acompanhar as providências de sua realização.
Escolher um coordenador da equipe
Atribuir tarefas para toda a equipe
Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão
Envolver todos os departamentos na realização da SIPAT desde o início
Registrar em ATA todas as reuniões


Obs.: Sugiro que no mês que antecede à SIPAT, as reuniões sejam semanais); É importante nesta ocasião, estabelecer prazos para o cumprimento das tarefas e também deixar certo os encontros e reuniões que serão feitos antes da SIPAT para que se avalie o andamento de sua organização.

Um cronograma bem feito previne qualquer tipo de falha que porventura possa acontecer. Por exemplo: você planejou 15 minutos para a palavra do diretor e ele acaba fazendo um discurso de meia hora. Isso obviamente empurra toda a programação quize minutos para frente. Então qual é a solução? Quando não se tem certeza da duração do acontecimento, acrescente um tempo a mais. É mais fácil consumir um tempo vago com um plano “B”até a próxima atração, do que arranjar tempo que não foi planejado.
Faça a abertura com palavra do presidente da CIPA, palavra da Diretoria (lembre-se que é muito importante que alguém do alto escalão faça esse discurso na abertura e no encerramento), enfim, tudo que fizer parte da SIPAT tem que estar no cronograma.
Características

Para que a SIPAT possa ter sucesso, é necessário que a mesma crie uma discussão de assuntos que sejam importantes para a prevenção de acidentes e doenças na empresa. Temas específicos como proteção auditiva, respiratória, entre outros, podem ser resolvidos pelos fornecedores de EPI’s, normalmente já preparados para esta tarefa e com interesse institucional em promover sua marca junto as empresas.
Para que uma SIPAT tenha efeito nos funcionários, devemos, na medida do possível, envolver todos os funcionários nas atividades como, peças de teatro e gincana apresentam bons resultados na fixação de conceitos ligados a qualidade de vida, auto-estima e outros.
Fora isso, o que mais conta nas SIPAT’s é a criatividade dos organizadores em realizar eventos que misturem integração, diversão e estudo da Segurança do Trabalho.
Resultados Esperados
Os objetivos a serem atingidos com a SIPAT devem ser previstos de acordo com a realidade de cada empresa. Normalmente, quando lidamos com questões relativas a Segurança do Trabalho, os resultados não acontecem instantaneamente, o que faz com que se torne fundamental que os profissionais da área tenham um relatório muito bem estruturado, contendo todos os dados referentes a Segurança do Trabalho na empresa.
Esses dados, no futuro, poderão servir para justificar os investimentos na área prevencionista, servindo de parâmetros para a confecção de gráficos e tabelas que auxiliem os responsáveis no setor da segurança a verificar se o trabalho que está sendo realizado está no caminho certo.
Custos
Atualmente, os gastos de uma empresa são muito restritos e controlados, e isso normalmente tende a agravar-se quando tratamos de campanhas prevencionistas como é o caso das SIPAT’S.Dessa maneira, é fundamental que, além de fazermos o máximo de economia possível, não deixemos que o excesso de redução de custos acabe implicando na diminuição da qualidade de nossa campanha.
Para que isso não ocorra, diversas artimanhas podem ser feitas, como tentar conseguir palestras gratuitas com fornecedores de EPI’s, com agentes da ANVISA, ou mesmo com parceiras com as instituições públicas pertencentes na região.



Fonte: http://www.rigger.com.br/?p=62

PLACAS DE SEGURANÇA




segunda-feira, 18 de abril de 2011

CONTROLE DE EXTINTOR DE INCÊNDIO PARA VEÍCULOS
















Está planilha de controle de extintores veiculares foi criada para os amigos da profissão      Técnico de Segurança, que trabalhão em empresas de terraplanagem ou similares!!!!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tribunal Superior do Trabalho muda cálculo de insalubridade.

As despesas com o adicional de insalubridade devem  ficar mais pesadas às empresas. O adicional passará a ter como base de cálculo o salário profissional do trabalhador, a não ser em caso de um critério mais vantajoso fixado por um instrumento coletivo. 
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) anunciou, ontem, ser essa a nova redação da Súmula nº 228, que será considerada a partir de  9 de maio, data da  publicação da Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal (STF), que motivou a mudança no cálculo. Até então, o salário mínimo era adotado para o cálculo, com exceção de categorias que tivessem estabelecido um salário-base. 
A súmula vinculante do Supremo considerou inconstitucional o artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que previa a antiga forma de cálculo.
Isso ocorreu para recepcionar a determinação prevista no artigo 7º da Constituição Federal - que entrou em vigor 45 anos depois da CLT -, pelo qual é vedada a vinculação do salário mínimo para qualquer fim. 
No julgamento do recurso que deu origem à súmula, ficou decidido que, apesar  de inconstitucional, o cálculo só seria alterado com a edição de uma nova lei, e não por meio de uma decisão judicial. 
Mas, segundo o ministro do TST Vantuil Abdala, a corte se encontrava em uma situação de urgência e teve que editar a súmula. "Enquanto não há uma lei,  precisamos orientar os juízes trabalhistas, que possuem milhares de processos do  tipo em andamento", diz o ministro Abdala.
Segundo ele, o resultado esperado é que o aumento no valor do adicional  estimule os empresários a reduzirem ou eliminarem os agentes agressivos à  saúde do ambiente de trabalho. 
Na opinião de advogados trabalhistas, a diferença será significativa.  Segundo  Rodrigo Takano, da banca Machado, Meyer, Sendacz e  Opice Advogados, o impacto se dará em "efeito cascata", já que o adicional de insalubridade é base de cálculo de benefícios como horas extras, contribuições previdenciárias e o 13º salário. 
Para o advogado Humberto Gordilho dos Santos Neto,  da banca Gordilho, Napolitano e Checchinato Advogados, a mudança inverte a prioridade da CLT, pois, com o novo cálculo, é possível que o adicional de insalubridade seja  superior ao de periculosidade. Já para a advogada Juliette Stohler, do Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados, um ponto positivo da súmula foi definir uma data limite para o uso do novo cálculo, o que propicia mais segurança jurídica às  empresas.  * Com a modificação, a redação da Súmula nº 228 passa a ser a seguinte: “SÚMULA 228. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CALCULO. A partir de 9 de maio de 2008, data da publicação da Súmula Vinculante nº 4 do Supremo Tribunal Federal, o adicional de insalubridade será calculado sobre o salário   básico, salvo critério mais vantajoso fixado em instrumento coletivo"

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Minuto de Segurança

É necessário ter atenção re-dobrada quando CHOVE…

Pois...
Ø Preste atenção onde pisa e use botina com solado antiderrapante;
Ø  As escadas merecem maior atenção em subidas ou descidas;
Ø  As áreas energizadas ficam mais preocupantes, pois água não combina com energia;
Ø Deve-se usar botas de borrachas em trabalho com remoção de material;
Ø Cuidado com o Foco na DENGUE;
Ø Use a capa de chuva;
Ø MINA - Pista, curvas, descidas e subidas ficam escorregadias, deve ter mais atenção;
Ø É proibido trabalhar em atividades em altura em tempo de chuvoso, espere a chuva passar e realize o serviço com segurança;
Ø Use o Direito de Recusa, quando observado risco em sua Analise Pessoal na APR (Analise Preliminar de Risco).
A bola da VEZ!!!!!!

Ordem, Arrumação e Limpeza fazem parte de nossas atribuições, seja qual for a nossa atribuição ou profissão.

Todos nós, todos os dias geramos uma série de resíduos, papéis, copos plásticos, latas de refrigerante, restos de lanche, etc. Esses resíduos devem ser adequadamente separados de acordo com o programa de coleta seletiva.

Planeje seu trabalho de forma a minimizar o desperdício e a geração de rejeitos e garantir a ordem e a arrumação da área.

Após concluir uma tarefa, aja com responsabilidade, revise o local de trabalho, recolha todas as ferramentas e proceda a limpeza da área, deixando-a da forma que recebeu do almoxarifado.

Mantenha a arrumação e a limpeza da área sob sua responsabilidade, deixe as passagens sempre livres e desimpedidas e nunca obstrua os acessos aos equipamentos de emergência (extintores, abrigos de mangueiras, macas, etc.).

Ao armazenar materiais e peças, mesmo que seja temporariamente, faça de forma planejada e organizada.

Cada um de nós, onde quer que estejamos, somos responsáveis pelo ambiente a nossa volta.

Para melhorarmos a nossa qualidade de vida é necessário assumirmos responsabilidades, para isso basta fazer o mínimo - não sujar e desorganizar o que está limpo e organizado. 

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA OS ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência de acidentes e doenças nos locais de trabalho. Geralmente, adotam-se concepções simples e erradas para aquilo que causou os acidentes ou doenças, buscando-se, desta forma, o consolo para o ocorrido através da alegação de que foi coisa do destino, má sorte, obra do acaso, castigo de Deus.

Na verdade, todos os acidentes podem ser evitados se providências forem adotadas com antecedência e de maneira compromissada e responsável. “EX: Fazer diariamente APR.”

A maioria dos acidentes e doenças decorrentes do trabalho ocorre, principalmente, por dois fatores:

Fator Pessoal
Ø  descumprimento de normas e procedimentos;
Ø  desconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho;
Ø  inexistência de orientação, ordem de serviço ou treinamento adequado;
Ø  falta de arrumação e limpeza;
Ø  utilização de drogas no ambiente de trabalho;
Ø  prática do improviso (jeitinho brasileiro) e pressa;

Fator de trabalho
Ø  inexistência de avisos, ou sinalização sonora ou visual sobre os riscos;
Ø  máquinas e equipamentos ultrapassados ou defeituosos;
Ø  ferramentas gastas ou inadequadas;
Ø  iluminação deficiente ou inexistente;
Ø  escadas, rampas e acessos sem proteção coletiva adequada;
Ø  instalações elétricas precárias ou defeituosas;
Ø  presença de ruídos, vibrações, calor ou frio excessivos;

“Não confie na sorte, destino ou acaso. Confie na segurança.”
 

ESTE BLOGGER FOI CRIADO PARA VOCÊ QUE TEM DIFICULDADE DE ENCONTRAR MATERIAL DE SEGURANÇA NA INTERNET!

Você encontrara de tudo um pouco no que diz respeito de segurança no trabalho,  se não estiver no blogger mande um email para este endereço seguranca01sesmt@gmail.com.

MANDEM SUGESTÕES PARA O BLOGGER PUBLICAREMOS O QUE VOCÊ NECESSITA!!!!